sexta-feira, 3 de julho de 2009

Artesanato presente no prémio nacional

Dois trabalhos de artesãs nisenses disputam o Prémio Nacional de Artesanato 2009 que será atribuído durante a FIA - Feira Internacional de Artesanato que decorre até de Junho 5 de Julho em Lisboa, na FIL – Parque das Nações.

O Prémio Nacional de Artesanato, instituído pelo do Ministério do Trabalho e da Solidariedade, através do Instituto do Emprego e Formação Profissional, pretende distinguir os artesãos que prosseguem ou iniciam a actividade artesanal, privilegiando a sua capacidade criadora e inovadora, assumindo-se igualmente como um factor de valorização social e profissional de todos os artesãos.

O Prémio Nacional de Artesanato 2009 foi dedicado ao tema "Fios, Teias e Tecidos”. O Prémio subdivide-se nas categorias de Artesanato Tradicional e Artesanato Moderno.

A Câmara Municipal de Nisa divulgou junto dos artesãos do concelho os objectivo e regulamentos do Prémio e apoiou a apresentação de candidaturas junto da Delegação Regional do Alentejo do IEFP. Na fase regional foram seleccionados trabalhos das artesãs Maria da Conceição Marzia e Antónia Polido. A primeira concorreu com um cobertor pregado à mão a ponto de gorjão, a segunda apresentou um cobertor bordado – coberjão.

O artesanato de Nisa é amplamente reconhecido pela sua beleza, genuinidade e características próprias. A sua qualidade tem sido consagrada nas sucessivas edições do Prémio Nacional de Artesanato. Peças do artesanato nisense foram regularmente seleccionadas para a fase nacional e em 2003 foi atribuído o 1.º Prémio a uma obra do oleiro António Louro.

Em Nisa o conhecimento do artesanato pode ser aprofundado no Museu do Bordado e do Barro, inaugurado no passado mês de Maio. No Centro de Artes Tradicionais (Antigo Museu de Artesanato) em Évora está patente até finais de Novembro uma exposição temporária intitulada "Artesanato de Nisa - Ponto por Ponto, Pedra por Pedra". De 31 de Julho a 4 de Agosto vai decorrer a NISARTES – Feira Internacional Artes Tradicionais onde ao longo de cinco dias poderá ser apreciado e adquirido o artesanato de Nisa e de outras regiões.

in "Jornal Reconquista"

Sem comentários:

Enviar um comentário

Agradecia que os comentários se limitassem ao tema dos post, sugestões de novos posts ou qualquer outro assunto que seja produtivo.

Obrigado pela compreensão