sexta-feira, 24 de julho de 2009

Conferência de Imprensa - NISARTES

Entre o azul do céu, e o dourado da terra, vai realizar-se de 31 de Julho a 4 de Agosto, a NISARTES, por essa razão, a senhora Presidente da Câmara Municipal de Nisa, com o intuito de melhor informar a população em geral e a comunicação social em particular, convocou no passado dia 20 de Julho uma conferência de imprensa para divulgar e esclarecer as actividades deste reconhecido certame.

A reunião com os meios de comunicação teve início às 15 horas, no Salão Nobre da Câmara Municipal de Nisa, e foi conduzido pela Eng.ª Gabriela Tsukamoto, que procurou esclarecer e elucidar todos os presentes em questões relativas ao evento.

Da informação divulgada e concedida, consta que:
A
NISARTES é um certame promovido pela Câmara Municipal de Nisa, com a finalidade de promover e difundir o artesanato das artes tradicionais, bem como os produtos tradicionais, a gastronomia e as actividades económicas do concelho.

A
NISARTES realizar-se-á no Parque de Feiras da Zona de Actividades Económicas de Nisa, compreendendo uma área de 21000 m², 9000 dos quais cobertos. A Feira terá 200 stands de exposição e venda de artesanato e produtos agro-alimentares.
No espaço reservado à gastronomia existirão tasquinhas e restaurantes, nos quais se poderá degustar diversos petiscos, incluindo pratos tradicionais das mais variadas regiões.

Com um artesanato único no mundo, alvo de grande destaque e vencedor de vários galardões, representado no Museu do Traje, no Museu de arte Popular e no Museu de Etnografia, é pretendido pela organização que este seja a atracção principal do evento, convidando por isso, todos os artesãos a participar na sua mostra que vai desde a Olaria Pedrada, às Aplicações em Feltro, aos Alinhavados, às Rendas de Bilros, passando pelos trabalhos em Madeira e Cortiça. Além do artesanato nisense estará, também, representado artesanato de todo o Alentejo bem como de outras zonas do país, e ainda artesanato proveniente de países como a Espanha, o Peru, a Bielorrússia etc.

Outro grande atractivo da Feira é a rica gastronomia tradicional, para a qual estarão ao dispor várias tasquinhas e restaurantes onde se poderá usufruir dos mais diversos petiscos típicos. As tasquinhas e restaurantes serão da responsabilidade de colectividades locais e de restaurantes da região, nos quais é impreterível ter na ementa os pratos tradicionais, os petiscos, os doces típicos e o indispensável queijo de Nisa.

Contudo, a
NISARTES, não compreende apenas gastronomia e artesanato, pretende também, proporcionar um recheado programa de animação, contando para isso com a participação dos mais prestigiados artistas do meio musical a nível nacional e internacional, bem como dar espaço e destaque a grupos folclóricos e etnográficos do concelho de Nisa.

Para tal foi pensado um cartaz de animação rico e variado. Criou-se um programa que abrangesse vários estilos musicais (música popular, rock, folclore, fado e música tradicional) e várias faixas etárias, que trouxesse até à população artistas conceituados, conciliando bons espectáculos a preços únicos e irresistíveis.

Poderemos, em breve, desfrutar da presença dos seguintes artistas: João Pedro Pais, Alcoolémia, Ana Moura, Neguinho da Beija Flor, Orishas, Rita Redshoes, José Cid, Makongo, Patrice e Diapasão. No final dos concertos, um público mais jovem ou animado, poderá ainda contar com a animação de diversos djs todos os dias até às 5 horas.


Pelo segundo ano consecutivo, a NISARTES, expõe os mais diversos trabalhos dos artistas locais no MERCADO DAS ARTES, onde se poderão trocar ideias e incentivos, e ainda, onde se poderão vender os mesmos. Este espaço, é mais uma vez organizado pela ADN (Associação de Desenvolvimento de Nisa) que pretende contribuir para a animação e diversidade do Certame, e vê na expressão artística uma mais-valia para a população nisense e para Nisa.

A novidade este ano, foi mais uma vez, articulada pela ADN, e tem como mentor Tiago Pires (Estagiário do curso de Turismo do Instituto Politécnico de Tomar) é o 6050- FASHION, que tem como objectivo aliar o artesanato local à moda.


O dia 2 de Agosto vai ser dedicado ao desporto: terá lugar a atribuição do 4º Grande Prémio de Atletismo do Concelho de Nisa, ao vencedor da corrida pedestre promovida e organizada pelo Gabinete de Desporto da Câmara de Nisa e apoiado pela Associação de Atletismo do Distrito de Portalegre (AADP). A corrida englobará atletas femininos e masculinos, dos escalões e categorias de Infantis, Iniciados, Juvenis, Juniores, Seniores e Veteranos.

A prova terá inicio às 9h30 na Praça da República.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Agradecia que os comentários se limitassem ao tema dos post, sugestões de novos posts ou qualquer outro assunto que seja produtivo.

Obrigado pela compreensão