sábado, 25 de julho de 2009

Apresentação de obra de Joana Vasconcelos "Valquíria - Enxoval"

No dia 1 de Agosto, pelas 17H30, no Complexo Termal de Nisa a artista plástica Joana Vasconcelos fará a apresentação da sua obra "Valquíria Enxoval", uma criação inspirada no artesanato de Nisa e nos enxovais que tradicionalmente integravam os dotes das noivas nisenses.

A apresentação da obra integra-se no acto de inauguração oficial do novo Complexo Termal de Nisa. Joana Vasconcelos iniciou em 2004 uma série de trabalhos inspirados nas Valquírias. Estas personagens femininas da mitologia nórdica, encarregues de seleccionar os mais bravos e valorosos guerreiros mortos em batalha, sobrevoavam os campos de batalha montadas em cavalos alados com o objectivo de recrutar os futuros guerreiros de Odin, soberano do reino dos deuses. Suspensos a partir do tecto, os enormes, estranhos e invulgares corpos têxteis das "Valquírias" de Joana Vasconcelos parecem também sobrevoar os espaços em prospecção de matéria nobre para tarefas "divinas".

A constituição de um "enxoval" capaz de reinterpretar o artesanato de Nisa resgatando-o de um abandono anunciado pela distracção e indiferença das gerações mais jovens em relação aos valores de um património rico, único e insubstituível parece ser o magno destino de Valquíria Enxoval. Conhecedora da riqueza e da importância que a olaria pedrada e os bordados de Nisa atingem nas suas máximas expressões,

Joana Vasconcelos propôs-se, em estreita colaboração com as artesãs e artesãos locais, a criação de uma obra que reúne alguns dos melhores exemplares dos bordados e olaria pedrada do concelho. Deslocando estes objectos ímpares das suas habituais funções e subvertendo a familiaridade e domesticidade com que habitualmente nos são apresentados, Joana Vasconcelos interpreta à luz da contemporaneidade os valores estéticos evidenciados através das diferentes técnicas e temas relacionados com a flora local – sobretudo representação de flores, parras, folhas ou cachos de uva – característicos do artesanato nisense.

Alinhavados, aplicações em feltro, rendas de bilros, frioleiras, pontos de cadeia, xailes bordados e a olaria pedrada são simbolicamente sintetizados numa obra festiva que homenageia interrogando a cultura e a identidade da região. A obra que agora vai ser apresentada nas instalações das Termas de Nisa, integrará posteriormente a colecção no Museu do Barro e do Bordado de Nisa.

2 comentários:

  1. quanto custou a Valquiria? em que reunião da câmara foi deliberado a sua aquisição? porquê o convite a esta artista? por o pai ser militante do pcp? a câmara está assim tão cheia de dinheiro para mandar fora ou foi apenas mais um capricho da chefa que os contribuintes têm que pagar?

    ResponderEliminar

Agradecia que os comentários se limitassem ao tema dos post, sugestões de novos posts ou qualquer outro assunto que seja produtivo.

Obrigado pela compreensão