quinta-feira, 3 de setembro de 2009

Futura Sede do AlenTTerra

Agora que a já é oficial, após deliberação pela Câmara Municipal de Nisa no passado dia 19 de Agosto, a antiga Escola da Velada irá ser cedida, mediante contrato de comodato, ao Clube AlenTTerra!
A ideia da antiga Escola da Velada para sede do Clube surgiu logo na sua apresentação em Outubro passado, pelo que após contactos com a Câmara Municipal e após ultrapassadas as burocracias necessárias foi aprovado por unanimidade a sua cedência para a futura sede.
O AlenTTerra sempre teve como ideia fazer a sua sede num local rural, pelo que após algumas ideias pelos sócios surgiu a antiga Escola da Velada como o local ideal por preencher alguns requisitos que achamos essenciais: é um local que precisa de ser dinamizado, é um edifício que não tinha qualquer utilidade e que tem o seu valor histórico e nostálgico e acima de tudo porque o AlenTTerra é um Clube de Ar Livre!
Resta-nos agora restaurar o edifício e o espaço envolvente para podermos ter um local digno para sede, pelo que serão sempre bem-vindos novos sócios para aumentarmos cada vez mais o âmbito deste Clube.

in "http://alentterra.blogspot.com"

23 comentários:

  1. Ele há coincidências
    Depois de um grupo de jovens da Freguesia de S. Matias andar á procura de um espaço para estar e ensaiar, pois têm um grupo musical, as portas foram-lhes fechadas. Na sua revolta começam a fotografar o estado decadente dos muitos edifícios públicos que circundam a sede de concelho, nomeadamente a Albergaria Pena do Tejo, as antigas escolas primárias e outros. É então que aparece a notícia de que a antiga escola da Velada é apontada como nova sede do clube de desportos motorizados AlenTerra. Mas os jovens do Monte Claro e Falagueira continuam a andar com os instrumentos de habitação em habitação familiar.
    Não é correcto.
    josemariamoura@gmail.com

    ResponderEliminar
  2. Caro José Moura,
    Como presidente do AlenTTerra acho que devemos dar um esclarecimento sobre este assunto para que não haja mal-entendidos. O ALENTTERRA - Clube de Ar Livre do Alto Alentejo, nasceu a 22 de Julho de 2008 e tem como principais objectivos promover iniciativas de ar livre, realização de passeios TT, passeios de automóveis clássicos, provas de BTT, Parapente, Balonismo e todas outras iniciativas que tenham a vertente com ar livre, natureza e adrenalina, como tal não é nenhum clube de desportos motorizados.
    Desde a primeira hora que este clube tomou a iniciativa de ter uma sede própria e surgiu a ideia por parte de alguns dirigentes ser na antiga Escola da Velada, pelo que contactamos primeiramente a Junta de Freguesia de São Matias para saber o que era necessário fazer para pedir o edifício para nossa sede, quando fomos informados que os antigos edifícios escolares foram entregues à gestão dos municípios.
    A Câmara Municipal teve conhecimento verbal, pela sua Presidente e Vereadora, desta nossa intenção no dia da apresentação pública do Clube, no passado dia 25 de Outubro, pelo que desde essa data que temos trocado correspondência para formalizar o pedido (actas, ofícios, planos de actividades, etc.). Se só agora o pedido foi aprovado a culpa deve-se em parte a nós pois o plano de actividades só foi enviado à Câmara no passado dia 27 de Julho. Esta associação, tal como a maioria do concelho, vive da carolice dos dirigentes pelo que nem sempre é possível despender algum tempo para tratar dos assuntos burocráticos. Por isso nunca noticiamos o que quer que fosse sem antes o pedido ser deferido. Por tudo isto o AlenTTerra isenta-se de quaisquer conflitos ou afirmações incorrectas, até porque nem tinhamos conhecimento de que haveria um grupo de jovens a efectuar o mesmo pedido.
    No entanto e após nos ser cedido formalmente o edifício, logo que o tenhamos em condições utilitárias, estaremos aptos para facultar o mesmo desde que o pedido tenha o seu fundamento.
    Aproveito a ocasião para convidar na participação do Torneio de Carrinhos de Rolamentos no próximo Sábado em Amieira do Tejo, pelo que se encontram abertas as inscrições a todos os interessados.
    Serão sempre bem-vindos novos sócios para aumentarmos cada vez mais o âmbito deste Clube!
    http://alentterra.blogspot.com

    ResponderEliminar
  3. Boas tarde,

    É bom saber que novos clubes ou associações do nosso concelho estão a crescer para dar Vida a Nisa. É pena os críticos estarem sempre contra, pois não compreendo o Sr. José Moura como responsável de uma força politica (Bloco Esquerda) estar contra à escola ser cedida ao Alentterra, ou era melhor estar no estado em que se encontra. Estes jovens sempre estão com novas ideias e mostram vontade de dar vida a Nisa. A não ser que não seja a vontade desta força politica que em vez de incentivar e dar novas ideias, mais uma vez a critica é o mais importante. Não estou a compreender esta força politica, mas são opiniões. À pessoas que vivem para criticar e parece que este é o lema do Bloco Esquerda.

    Abraço

    ResponderEliminar
  4. Não podemos apoiar apenas a associação dos nossos amigos. Claro que este tipo de acções tem todo o sentido mas com igualdade de oportunidades.

    ResponderEliminar
  5. As opiniões do Sr.José Moura reflectem alguma ignorância relativamente ao associativismo do Concelho de Nisa. Sabe-se que é diferente apoiar um grupo informal e uma associação devidamente constituída. O apoio dado pela CMN é deveras importante porque para além de ajudar uma colectividade concelhia está também a contribuir para que a localidade da Velada retire dividendos sociais desta cedência.

    ResponderEliminar
  6. Qual é a razão para não se apoiar um grupo informal?

    ResponderEliminar
  7. Déééééééhhhhh!! ele há cada uma...

    andam agora praí uns rapazinhos armados em políticos e... uma na ferradura... outra na ferradura!! no cravo é que não se acerta!!
    assim nunca mais ferram o burro!!
    este BE de niza anda muito mal entregue (com todo o respeito q tenho por gente q se esforça e tem a coragem de dar a cara pelos seus ideais e pela democracia, mas de resto...)

    agora só falta vir o outro dizer "não sei quê da albergaria", pq tudo serve pra falar da albergaria! diz-se mais vezes a palavra albergaria nas reuniões e outras conversas de gente do ps, do que a palavra mini no zaba ou na colmeia!!

    olé! ninguém pára o benfica! olé! olé!

    ResponderEliminar
  8. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  9. Ao contrario de muitos, não preciso da politica para ter emprego e ganhar dinheiro.

    As vossa politica é empregar os primos, os tios, os filhos e fazer negócios como o da Valquíria.

    Participem de cara destapada!!!

    ResponderEliminar
  10. "causas" sociais e comunitárias? estragar caminhos públicos em jeeps e outros veículos são "causas" ou uma demonstração de "sinais exteriores de novo-riquismo" e ostentação?
    não brinquem com coisas sérias.

    ResponderEliminar
  11. vejo aqui muita inveja!!!

    ResponderEliminar
  12. O Apoio dado pela câmara sendo ela proveniente de uma coligação com o Partido Ecologista Os Verdes, ainda teria de ter mais atenção a estes aspectos e já agora quem se importa com o protocolo de Quioto, ninguém dessa associação, tão deveria ser eles a pagar as multas das emissões de gases tóxicos para a atmosfera do concelho, dado estarem a promover o aumento das emissões.

    Abraço

    ResponderEliminar
  13. Realmente vejo que há gente que só é do contra. Se não se faz nada na terra critica-se, se fazem tentam derrubar, enfim...nunca estão satisfeitos. Então ó anónimo quando vais com o teu pópó à conchichina também pagas multa dos gases que emites? E quando te peidas sabias que também estás a emitir gases tóxicos? O melhor é mesmo não respirares muito porque o excesso de oxigénio anda-te a fazer mal ao cérebro. Informa-te das coisas antes de criticares o que quer que seja. Então porque não acabar com a Volta a Portugal em Bicicleta e outros desportos? Por exemplo na Volta vão tantas viaturas como bicicletas cada uma a fazer centenas de quilómetros, se calhar apenas numa Volta são emitidos mais gases que essa associação emitirá em 20 anos de existência...

    ResponderEliminar
  14. Segundo consta nos estatutos do princípio de igualdade social e apoios ao desenvolvimento de todas as iniciativas e projectos destes e de outros âmbitos, digam-me lá o que é que estes senhores percebem sobre questões ambientais?

    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  15. ...e q coisa é essa dos estatutos do princípio de igualdade e bla bla bla?? isso está ecrito na testa do Alberto João?? não está? Então cala-te!!!

    ResponderEliminar
  16. Força Alentterra!!!
    Para estes meninos, jovens e talvez adultos que argumentam mil e uma coisa para coisas simples aqui vai!!

    "Meu amigo, isto que aconteceu é muito simples, meu amigo. O que aconteceu é que chego aqui e sou logo confrontado com certas e determinadas situações. Hum! E eu digo: "então como é que é?", e os gajos: "ah! e tal!", e eu:"ah! e tal não!". Então eu venho lá de baixo e dizem-me não sei quê. Chego cá acima e afinal parece que não! Em que é que ficamos? E os gajos: "ah! não sei que mais e o camandro" e eu: "mau!, queres ver que a gente tem de se chatear"... porque isto não pode ser! Eu sou um gajo que está aqui a trabalhar, eu quero trabalhar. Hum? E sou... e dizem-me, como eu aqui ouvi, dizem-me: "ah! não sei quê", mas o que é isto? Que é isto? Isto não se faz! Porque eu sou um gajo... dou-me bem com toda a gente, sim senhor!, dou-me bem, por mim está tudo bem e fazem-me isto! E há gajos por aí que fazem trinta por uma linha e depois passa tudo incólume, que é coisa eu eu não percebo! É que eu assim não venho... deixo de vir aqui, vou fazer a minha vida para outros sítios. Sítios onde inclusivamente malta me diz "ah! pá e tal, sim senhor". É para lá que eu vou, deixo de vir para aqui, pá! Hum! Porque quando eu vejo que há aí palhaços, pá!, que falam, falam, falam, falam, falam, falam, pá! e eu não os vejos a fazer nada, pá!, fico chateado. Concerteza que fico chateado pá! 'Tá a percerber? Hum!"
    in: GF

    Ele há coisas!!

    ARSÉNIO, França

    ResponderEliminar
  17. ó arsénio, a tua frança deve ser a do casal ventoso, com essa conbersa de xaxa.

    ResponderEliminar
  18. ò nisa tens de meter ai o cartoon!
    vai dar polémica, mas esta fixe

    ResponderEliminar
  19. o post que se seguiu, no triste e ridiculo blog do bloco, relacionado com questões ambientais, fala duma iniciativa que poderia perfeitamente ter tido o apoio de muitos jovens e associações do concelho, como por exemplo ALENTTERRA.
    No entanto, o caricato líder do bloco DE NISA, de modo a ter todo o protagonismo só pra sí (TV e tudo) e poder dizer depois que foi uma pena pq ninguém DE NISA participou no evento a não ser ele, não informou ninguém do que ia acontecer...

    nota ao blogger: este é o blog b do bloco? nem cartoon nem comentarios? este secalhar até merece! é só ver o outro post q lá está, sobre uma viagem de autocarro, q até nem me parece mal (comparado com outras iniciativas megalómanas q surgem por esse país em tempo de escrutínio...), mas que a candidata do bloco "esmiuça" com unhas e dentes, como se fosse o fim do mundo!
    tal como este assunto da sede do alentterra e o do autocarro, outros casos virão para demonstrar a pobreza de espírito q vai no bloco DE NISA (sublinho, DE NISA), que se tem dedicado ressabiadamente a atingir munícipes em vez dos adversários políticos!

    ResponderEliminar
  20. Se o sr anónimo conseguir justificar em que é que esse "cartoon" (que me foi enviado mil e uma vezes), assim como dezenas de comentários pouco dignos (certamente enviados por si) contribuem para a discussão que envolve o tema do post, até pode ser que se eu acordar bem disposto amanha publique um ou dois dos seus comentários.

    Uma noite descansada para vos e saudinha da boa

    ResponderEliminar
  21. ai..ai.. psd tão frakinho....

    ResponderEliminar
  22. mas afinal de quem é este blogue?
    é contra o Bloco de Nisa, isto ja percebi...mas é a favor do quê???

    Nao sou o Tiago nem o Zé, mas tambem sou Moura e que orgulho tenho no meu nome...

    ResponderEliminar
  23. O blog não é contra ninguém. É a favor de Nisa e de todas as pessoas que colocam esta terra em movimento.

    ResponderEliminar

Agradecia que os comentários se limitassem ao tema dos post, sugestões de novos posts ou qualquer outro assunto que seja produtivo.

Obrigado pela compreensão