quinta-feira, 17 de setembro de 2009

As Nossas Termas aos Olhos de Outras Gentes...

Decidimos ir a banhos e fomos até ao norte alentejano para conhecer o novo complexo termal da Fadagosa de Nisa, a funcionar desde Abril.

As termas de Nisa estiveram cerca de um ano encerradas. Mas em Abril deste ano, o projecto renasceu. A empresa Ternisa voltou a explorar as termas, desta vez com um projecto ambicioso que funciona todo o ano.

Ao passar a ombreira da porta, ao invés de ser estendido o tapete vermelho, desenrola-se o "Enxoval" da artista plástica de Joana Vasconcelos. A peça está exposta no átrio de entrada do espaço, desde a inauguração oficial deste, em Julho passado.

O complexo tem cerca de 3000 metros quadrados e no mesmo espaço ficam as termas, uma unidade de internamento com 23 camas e um centro de reabilitação física com um ginásio e duas piscinas. Mas não é só... Há um spa que é a cereja no topo do bolo, coisa rara por estas bandas.

Dias com água no bico

Para começar, há que separar as águas. De um lado, a água sanitária, utilizada no spa. De outro lado, a água termal. Os aparelhos localizados na zona termal utilizam água sulforosa, com PH de 8.15 e uma temperatura de captação de 19ºC, indicada para o tratamento de doenças músculo-esqueléticas, respiratórias, metabólicas e dermatológicas.

Para utilizar o spa, não é necessário a consulta médica que é obrigatória para a unidade termal. O balneário termal fica na ala direita do edifício, ao passo que o balneário do spa se situa no lado esquerdo. Os aparelhos utilizados são muitas vezes os mesmos.

Ambos possuem técnicas semelhantes. Encontramos hidromassagem e hidromassagem seca nos dois balneários. Pode desfrutar de um duche circular (ou duche Vichy), duche massagem ou duche agulheta, tanto com água sanitária como com água termal. E o tanque Hubbard (tanque com jactos de água reguláveis utilizado para realizar exercícios dentro de água) pode funcionar igualmente com os dois tipos de água.

Nas termas encontra pedilúvios e manilúvios (banhos aos pés e às mãos). No spa, pode relaxar no jacuzzi, na sauna e no banho turco (à data da reportagem, os últimos dois não estavam ainda em funcionamento). Se preferir, tem ainda uma sala de massagens à sua disposição.

Um spa que é spa

Para quem está habituado a frequentar spas de cidade pode estranhar este que aqui se encontra. Subtraiam-se as luzes ambiente, as salas intimistas e a decoração moderna característica dos muitos day spas e ficamos apenas um spa no sentido original da palavra: sanus per aquam, que traduzido significa saúde pela água.

Os visitantes podem optar por uma série de programas que combinam as várias opções disponíveis. São exemplos o relaxamento, o revigorante, o tonificante e o estimulante.

No programa Business Spa, o visitante usufrui da sauna, do banho turco e do jacuzzi. No Family Spa, pode desfrutar do banho turco, do duche circular ou de uma hidromassagem. No One Day Spa é o visitante que escolhe quais as três técnicas das quais gostaria de usufruir.

Há também terapeutas disponíveis para meter mãos à obra se o cliente optar por incluir uma massagem ao serviço pretendido. Pode inclusive solicitar um duche com massagem.

Ferver em pouca água

Nós experimentámos a hidromassagem seca. O visitante deita-se sobre um colchão de borracha e sem que a água lhe toque, são lançados jactos de água ao longo do corpo através do colchão que segue as ondulações da água.

A pressão e a intensidade são reguláveis. O corpo oscila sobre o colchão de borracha à medida que a água circula em movimentos ondulantes que ziguezagueiam de fora para dentro, na direcção da coluna, forçando o colchão a seguir esses movimentos, massajando quem sobre este está deitado.

O corpo aquece e deixa-se relaxar. Se sair da hidromassagem seca com uma leve sensação de dormência, não entre em pânico. É apenas porque se deixou embalar. Até porque jactos de água quente em costa dura, tanto se massaja até que cura...

Lifecooler - O Guia da Boa Vida

1 comentário:

  1. é triste ver que um investimento desta envergadura é elogiado por todos os que por lá passam é por outro lado alvo de ataques constantes por gente da terra que só descansa no dia que as termas fecharem portas.

    ResponderEliminar

Agradecia que os comentários se limitassem ao tema dos post, sugestões de novos posts ou qualquer outro assunto que seja produtivo.

Obrigado pela compreensão