sexta-feira, 1 de maio de 2009

Passeio por terras além Tejo


Os concelhos de Nisa, Vila Velha de Ródão, Proença-a-Nova, Oleiros, Castelo Branco e Idanha-a-Nova vão servir de mapa ao primeiro Trans Naturtejo, um passeio para carros, motos e quads que acontece no fim-de-semana de 16 e 17 de Maio.

A organização está a cargo do Clube de Ar Livre do Alto Alentejo. O AlenTTerra nasceu em 2008 em Nisa e tem entre os seus objectivos a organização de actividades ligadas à exploração da natureza. Com ou sem motor.

O passeio conseguiu para já despertar o interesse da Naturtejo, que dá nome à iniciativa e promove desta maneira o seu Geopark. A organização espera cerca de 150 participantes.

“É um passeio de carácter turístico e não desportivo”, explica Miguel Patrocínio, do AlenTTerra. O respeito pela natureza é um dos compromissos da organização, que em iniciativas anteriores tem cobrado uma taxa simbólica para aplicar na plantação de árvores e com isso compensar as emissões de dióxido de carbono para a atmosfera.

O evento quer ainda marcar a diferença noutros aspectos e por isso a organização promove, na semana anterior ao tiro de partida, uma formação para leitura do livro de percurso, o chamado road-book

O primeiro dia de passeio começa em Nisa, em direcção aos concelhos de Vila Velha de Ródão e Proença-a-Nova, onde o almoço será servido na praia fluvial de Aldeia Ruiva. Depois de uma subida à serra dos Alvelos segue-se até Sarzedas, no concelho de Castelo Branco. Os participantes pernoitam na cidade.

O segundo dia começa assim em Castelo Branco, com destino a Idanha-a-Nova. No regresso passam por Lentiscais, Alfrívida e Vila Velha de Ródão, onde pausam para almoço. A chegada a Nisa está prevista para o final da tarde.

As aldeias não vão servir apenas de passagem e por isso “vamos estar parados nas aldeias e contactar com as pessoas”, garante Miguel Patrocínio.

Na definição do percurso o jovem Clube AlenTTerra contou com o apoio da veterana Escuderia de Castelo Branco.

Armindo Jacinto, responsável da Naturtejo, afirmou na apresentação que o passeio é um exemplo “daquilo que pode ser feito no território do Geopark Naturtejo”, referindo que o parque geológico é uma estratégia de desenvolvimento de um território, do qual fazem parte seis concelhos.

Nisa vai aproveitar a oportunidade para promover as suas artes. A chegada do passeio à vila alentejana coincide com a inauguração do Museu do Bordado e do Barro, refere a vereadora Fátima Moura. À espera dos participantes estarão alguns dos petiscos que eram servidos por tradição na véspera dos casamentos e um cortejo etnográfico. E como a casamentos só vão os convidados as inscrições terminam a 8 de Maio, podendo ser feitas através da internet, em www.alentterra.blogspot.com.

Por: José Furtado

in "Jornal Reconquista" (Castelo Branco)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Agradecia que os comentários se limitassem ao tema dos post, sugestões de novos posts ou qualquer outro assunto que seja produtivo.

Obrigado pela compreensão