terça-feira, 13 de janeiro de 2009

Programa PPROVERE - Projectos da Câmara Municipal de Nisa


A 13 de Janeiro vai ser assinada a constituição de um consórcio que apresentará a candidatura da iniciativa “Alto Alentejo: Destino Sustentável de Cultura e Natureza”, no âmbito do Programa PROVERE – Programa de Valorização Económica de Recursos Endógenos.

A candidatura formula um quadro de referência estratégica assente no desígnio: “Promover o desenvolvimento sustentável do Alto Alentejo no quadro da valorização, salvaguarda e disponibilização dos recursos endógenos com potencial turístico”. Este quadro de referência estratégico compreende intervenções de conservação e fruição de natureza e do património, intervenções de criação e estruturação de produtos turísticos diferenciados e intervenções de apoio à captação e acolhimento de turistas e visitantes.

O consórcio será liderado pelo Instituto de Conservação da Natureza e da Biodiversidade e pela Câmara Municipal de Fronteira. A iniciativa beneficia da participação de autarquias locais que têm responsabilidade na gestão do território e, paralelamente integra um vasto conjunto de entidades associativas, fundações e promotores privadas. Assinala-se igualmente a presença de instituições do ensino superior através das suas áreas de investigação.

A Câmara Municipal de Nisa integra o consórcio e no âmbito da Iniciativa apresentou os seguintes projectos com um investimento total de 16 milhões e 40 mil euros:

- Ampliação da Zona de Actividades Económicas de Nisa;

- Construção do Parque de Negócios de Tolosa e Apoio à Actividade Económica ( sector Agro-alimentar).


- Pavilhão Multiusos e Parque de Feiras de Nisa.


- NISARTES . Feira Internacional de Artes Tradicionais de Nisa.


- Requalificação Urbana e Ambiental do Centro Histórico de Nisa e Áreas Envolventes.


- Requalificação do Edifício do Posto de Turismo para Centro de Atendimento e Divulgação de Nisa.


- Parque Arqueológico do Conhal e Centro de Atracagem de Barcos.


- Bienal da Pedra, em Alpalhão.


- C.I.V. Nisa / Centro Geológico de Investigação Tecnológica e Artística.


- Rede de Circuitos Pedestres e Roteiros Geo-ambientais.


- Programa Revitalização das Artes Tradicionais e Património Imaterial.


Como parceiros do Consórcio, vão participar 12 promotores privados do concelho de Nisa com diversos projectos a que corresponde um investimento global da ordem de grandeza dos 9 milhões e setecentos mil euros, abrangendo as áreas do turismo, lazer, hotelaria, restauração, produtos agroalimentares e formação profissional.


in http://www.jfreguesias.com

5 comentários:

  1. Como parceiros do Consórcio, vão participar 12 promotores privados do concelho de Nisa com diversos projectos a que corresponde um investimento global da ordem de grandeza dos 9 milhões e setecentos mil euros, abrangendo as áreas do turismo, lazer, hotelaria, restauração, produtos agroalimentares e formação profissional.

    ResponderEliminar
  2. já cheira a eleições...

    ResponderEliminar
  3. cá para mim durante este ano uma das associaçoes de nisa vai dar muito que falar, e é uma associação que vive só de subsidios...

    ResponderEliminar
  4. mas afinal quem são esses 12 promotores? AS pessoas da terra são sempre as ultimas a saber do que se cá passa...

    ResponderEliminar
  5. Só Não Vê Quem Não Quer.

    ResponderEliminar

Agradecia que os comentários se limitassem ao tema dos post, sugestões de novos posts ou qualquer outro assunto que seja produtivo.

Obrigado pela compreensão